Single Blog Title

This is a single blog caption

Copa Rio 1952 é Mundial?

A Copa Rio foi um torneio de futebol organizado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos). Esse campeonato tinha como nome oficial: Torneio Internacional de Clubes Campeões”, e possuiu 2 edições, sendo ambas disputadas no Rio de Janeiro.

A competição tinha o objetivo de recuperar a autoestima do torcedor brasileiro após a trágica perda da Copa do Mundo disputada em casa, no ano de 1950. A primeira Copa Rio foi vencida pelo Palmeiras, e a segunda e última edição teve como campeão o Fluminense.

Desde a conquista desse torneio o Flu busca o reconhecimento da Fifa, para que a entidade máxima do esporte chancele o titulo como equivalente ao Mundial de Clubes. Toda essa saga atrás do carimbo da Fifa na minha opinião é uma grande bobagem e uma terrível inversão de valores. O Fluminense Football Club é maior que a Fifa e nós não precisamos que uma federação diga os valores de nossas conquistas. Nós Tricolores que temos que dar o devido e inegável peso de nossas inúmeras conquistas.

Mas vamos avaliar de Tricolor para Tricolor, Copa Rio é mundial? Pra mim não é mundial, na verdade nunca de fato existiu um torneio MUNDIAL de clubes.

Porém o título da Copa Rio é importantíssimo e devemos nos orgulhar dele, sendo uma competição bem mais próxima de um verdadeiro Mundial do que esses torneios atuais da Fifa. O Fluminense pra se sagrar campeão deve que jogar 5 vezes, ganhando do Peñarol, que era a base da seleção uruguaia campeã em 1950, empatou com o Sporting de Lisboa, que já era um multicampeão em Portugal, e ainda derrotou o bom time do Corinthians na final, diante de um Maracanã lotado.

Uma competição com essa configuração é bem mais pesada e difícil de ser conquistada do que um intercontinental, onde só existia um jogo. E o atual formato também e bem inferior ao da Copa Rio.

Então Tricolores temos que nos orgulhar, o título de 1952 foi gigantesco, e tratado na época como a maior conquista do Time de Guerreiros, e isso nenhum rival ou federação vai tirar de nós.

Leave a Reply