Single Blog Title

This is a single blog caption

Luiz Henrique, Adeus ou Até logo?

Adeus ou Até logo?

Falando da venda do jogador como negócio, sei que posso ser mal interpretado, porém vou tentar me fazer claro. Pra iniciar essa conversa destaco que isso aqui não é uma defesa da diretoria, que por sinal fez péssimos negócios ao longo dos últimos 3 anos, mas tentarem ser racional. Luiz Henrique tem 21 anos e foi vendido por 8 milhões de euros, com mais 5 milhões de bônus, que jornalistas afirmam ser bem alcançáveis, totalizando 13 milhões de euros, a venda podia ser melhor? Sim, poderia. Então vamos tentar entender o motivo de o valor não ser mais generoso.

Acredito que o primeiro e principal motivo da venda abaixo da expectativa é a posição de mercado que ocupa o Fluminense, sempre vendendo jogadores em preços abaixo da média, o que o presidente atual e os anteriores têm culpa.
O segundo ponto a destacar é o mercado frio como um todo, muitos clubes em crise, mundo recém-saído de uma pandemia, é algo que sempre quando citado vão lembrar de vendas de valores mais altas ocorridas no mesmo período, porém é preciso avaliar o contexto.
Nossa joia na minha humilde opinião será um craque, tem força, velocidade, e drible, mas por enquanto não entregou números, o que faz toda a diferença quando o assunto é venda para Europa, nosso camisa 11 termina a sua passagem com 14 gols e 16 assistências, o que não enche os olhos de nenhum clube do velho continente, e pra mim é o terceiro ponto que justifica as cifras do negócio.

Aí sempre vai existir o questionamento, porque não esperou mais para fazer a venda?, já que o jogador ia se valorizar. Essa pergunta é bem simples de responder, o ponta direita tem 21 anos idade que na prática é o limite para jogadores brasileiros entrarem nas grandes ligas, a partir dos 22 a maioria só tem mercado em países secundários como Ucrânia, Rússia, e mundo árabe, e era interesse de todos que ele fosse para o centro do futebol europeu.
Falando do ponto de vista humano é bom ver a evolução do Luiz Henrique, pois apesar de altos e baixos no caminho, ele cumpriu todos os pontos do roteiro, pois antes de ser vendido jogos mais de 120 jogos, criou um carinho com a torcida, entregou pelos lances, e de quebra foi campeão carioca em cima do time do remo.

Lógico que a maioria queria sua permanência, e que ele ganhasse diversos títulos com a nossa camisa, esse seria um sonho pra mim, porém sabemos que isso não é a realidade, do futebol brasileiro, e se comparar o cenário do LH, com os de outros muleks de Xerém, creio que dá pra afirmar que ele sai pela porta da frente e leva consigo o carinho do torcedor.

Quando falo desse jogador lembro da sua subida em 2020, ainda muito irregular, alternando entre boas atuações e partidas apagadas, fazendo apenas 2 gols e 2 assistências, depois veio 2021, onde ele foi mais regular e se firmou como titular absoluto, mostrando evolução em seu futebol e nos seus números, pois já entregou 7 gols e 5 assistências. E nesse ano que estamos vemos a melhor versão do Luiz ele em metade uma temporada já iguala em participação de gols os dados da temporada passada.
Em sua despedida, LH falou em voltar, e ai fico em uma situação delicada, pois sei que se ele não corresponder as expectativas na Europa, as chances de um retorno aumentam, porém não tem como deixar de torcer por ele. Eu realmente espero que ele brilhe no velho continente, coloque o nome de Xerém em alta e atinga todos os bônus da venda. E daqui a alguns anos, depois de ganhar tudo que tem direito, volte e fique até o final de sua carreira, torço que esse adeus seja um até logo.

Leave a Reply