Single Blog Title

This is a single blog caption

O que falar de Fred?

Fred e sua aposentadoria

Dia 9/7/22 será um dia histórica e difícil para todo tricolor, por isso faltando pouco menos de 2 semanas para a despedida de um dos nossos maiores ídolos vou logo falando que precisamos organizar uma festa do tamanho do nosso eterno camisa 9. Menos de 60 mil pessoas no Maracanã será algo vergonhoso, e é necessário ter uma homenagem marcante para o Dom. E sim começo essa postagem ditando regras, pois quando se trata de Fred nada pode ser diferente disso.
Pra relembrar essa trajetória marcante do melhor centroavante do Brasil, recordo de várias fases da minha vida, pois afinal de contas, já são 13 anos de história, quando o Fred chegou no Flu, eu era uma criança de 11 anos, que logo de cara já enxergava no jogador um herói, e sua estreia ajudou a cultivar esse sentimento, pois logo de cara foram 2 gols, sendo o segundo uma pintura digna de passagem, mas nem tudo foram flores, houve momentos tensos e dramáticos, porém que no contexto completo só ajudaram a engrandecer o Fluminense e o personagem do Dom Fredon.

Após um primeiro jogo de gala, houve uma verdadeira montanha-russa de emoções naquele icônico ano de 2009, para os tricolores mais jovens e que só escutam falar desse ano histórico, fale destacar que no início da temporada, o tricolor montou um time caro, e nossa dupla de ataque em teoria era pra ser o bom Leandro Amaral, e o jovem recém-chegado da França, Fred, a expectativa era boa, porém ao longo daquele brasileirão quase que tudo virou uma enorme tragédia.
O Flu fez 28 rodadas de campeonato brasileiro digna de filme de terror, Fred se machucou gravemente, existiam fortes indícios de que o elenco estava rachado, e as constantes mudanças de treinador pouco surtiam efeito, e quando tudo parecia perdido, e o fantasma do rebaixamento nos assombrava novamente, surge um jogador renascido, e decisivo na reta final do campeonato, fazendo a diferença junto com Conca, Cuca e cia.

Depois nos 3 anos seguintes, 2 títulos brasileiros, 1 carioca sendo o craque e totalizando até aquele momento 104 gols com nossa camisa, e mal sabia o torcedor que viriam muitos outros.
Nos anos de 2013 e 2014, o Fluzão não se destacou em campo, porém o laço com o Rei das Laranjeiras ficou ainda mais forte, na Copa das Confederações Fred destruiu a Espanha, que para muitos era a maior seleção do mundo, então não tinha como ser diferente, Dom foi o 9 da seleção brasileira na Copa Do Mundo em território nacional. Todos lembram a grande tragédia que foi essa competição, e que injustamente parece que apenas o nosso ídolo perdeu a Copa, e não 23 jogadores mais técnico, e comissão.

Porém o que poucos além de nós tricolores sabem, foi a histórica recepção que Fred teve na sua volta da Copa, em Laranjeiras, diversos torcedores foram recebendo nosso craque ao longo de seu caminho, com diversas mensagens de apoio, já no primeiro estádia do Brasil, milhares de crianças o aguardavam gritando o seu nome. Naquele ano, Fred ainda seria o artilheiro do brasileirão, mostrando para todos que era um jogador simplesmente enorme.

O ano seguinte continuou sendo de muitos gols, porém em uma fraca temporada do nosso time, até que surge a temporada 2016, e junto com ela vem a melancólica saída de Dom, esse episódio até hoje não ficou claro, porém era nítido que dentro da diretoria existia um esquema de fritura do nosso artilheiro, que acabou culminado na sua despedida dramática.

Nos anos longe do Fluminense o carinho continuou e ele nunca conseguiu marcar nenhum gol contra a gente, até que chega 2020 e o Fred faz um retorno digo de cinema, ele chega no Tricolor depois de pedalar 600 km, e de quebra arrecada 20 mil cestas básicas para os mais necessitados, realmente um dos maiores personagens da história de nosso futebol.

Agora em sua despedida, Fred tem até o momento 198 gols pelo tricolor, o um número absurdo na era moderna do futebol brasileiro. Ele é o segundo maior artilheiro de Brasileirão, com 157 gols, o maior se consideramos apenas a era de pontos corridos, é o maior goleador da história da Copa do Brasil, o terceiro maior artilheiro brasileiro de todas Libertadores, além de ser o maior marcador em jogos oficias do FLUMINENSE FOOTBALL CLUB. Ele encerra sua passagem com 2 títulos cariocas e 2 Brasileirões.
Tricolores nós somos privilegiados, e poderemos contar para nossos filhos e netos que vimos esse mostro jogar, então no próximo dia 9, não se esqueça de ir até o Maior do Mundo para prestigiar último ato desse gigante.

Leave a Reply