Single Blog Title

This is a single blog caption

A importância do Carioca de 2022

Título estadual tem peso hoje em dia? Pra mim depende do contexto, e a mais atual conquista tem uma grande importância, por diversas circunstancias, que deram um tempero especial para todo esse título.

É obvio que nos tempos modernos, um Campeonato Carioca não tem o mesmo peso, que tinha nas décadas de 70 e de 80, quando clubes priorizavam a disputada dos estaduais, invés de focarem em torneios nacionais e internacionais.

Agora nesse ano de 2022 o Fluminense tinha a obrigação de conquistar esse título, principalmente por 2 motivos. O primeiro é o fato do Flu estar em um jejum de conquistas de 10 anos, algo que é inaceitável para um clube gigante do futebol mundial.

O segundo grande motivo, que deu razão para os tricolores comemorarem, foi impedir o tetra campeonato do Fla, que é algo que o time de remo nunca conseguiu. E o melhor é que o Fluminense é o primeiro a ter conquistado esse tipo de sequência, e tirar isso de um rival, com certeza foi saboroso.

A grande questão quando avaliamos o peso de uma conquista estadual, é que o Campeonato Carioca não tem como definir se uma temporada foi positiva, ou negativa, pois se um time ganhar o torneio, e depois cair no Brasileirão, o ano é um fiasco.

Mas não temo como negar que um título estadual pode ser uma excelente “cereja do bolo”, caso o clube vença outro torneio no mesmo ano.

Mesmo reconhecendo o valor do campeonato, para 2023 acredito que o Time de Guerreiros só deve entrar com os titulares nos jogos finais do Cariocão, e defendo essa ideia por 3 razões.

A primeira é que os reservas dão conta dos pequenos clubes de nosso estado, a segunda é que o estadual é a oportunidade perfeita para o Flu colocar os moleques de Xerem para ganhar rodagem, e a terceira e não menos importante, é que no primeiro semestre do próximo ano teremos uma fase de grupos de Libertadores para disputar, e não seria inteligente desgastar jogadores importantes contra: Madureira, Nova Iguaçu, Bangu e Macaé.

Leave a Reply