Single Blog Title

This is a single blog caption

Precisamos de casa própria?

O assunto estádio voltou com força essa semana, muito por causa da polêmica entre dupla FLA-FLU e Vasco. Pra quem não está sabendo de nada, aqui vai uma atualização, o tetra rebaixado, solicitou para jogar uma partida da série B no maior do mundo, e os administradores do Maracanã negaram. O Vasco não desistiu e recorreu a justiça, conseguindo uma decisão favorável.

A partir daí temos uma situação delicada para analisar, o time da colina pagará um aluguel de 250 mil reais, porém a dupla FLA-FLU gastou cerca de 4 milhões na reforma do gramado, e os mesmos alegam que uma presença constante do Vasco ia prejudicar o piso da arena. Pra deixar essa história ainda mais complexa, surgem notícias que o Flamengo pretende desistir do Maracanã, e partir para uma casa própria, em um velho espaço conhecido pela torcida tricolor, O Parque Olímpico.

Pra falar de estádio no Parque Olímpico, tenho que afirmar que fui contra a ideia lá em 2017, na época nosso vice-presidente de projetos especias falava de uma arena de 25 mil pessoas, o que pra mim ficava abaixo do ideal, além disso tem a questão do transporte, pois o único meio de locomoção em massa da região é o deficitário BRT, enquanto o Maracanã conta com trem, metrô, estacionamentos próximos, e diversas linhas de ônibus.

Algo que não podemos desconsiderar é que o costume do carioca de ir em um estádio bem localizado, na Barra da Tijuca não seria assim, pois pra maior parte da cidade a localização fica em uma contra mão.

Confesso que pra mim o cenário ideal para nosso Fluzão seria reformar as Laranjeiras para jogos de menor porte, até 17 mil pessoas, e acima disso jogar no Mario Filho, porém para essa situação se concretizar uma série de obstáculos precisam sair do caminho, o primeiro deles é a reforma em nosso estádio próprio, mas o excelente projeto Laranjeiras XXI foi engavetado pelo presidente, que prefere maquiar a nossa casa invés de resolver o problema. O segundo principal obstáculo é o contrato para administração do Maracanã, que prevê um mínimo de 70 jogos no ano na arena.

Avaliando todos esses acontecimentos, o Flu fica longe de uma solução definitiva quando o assunto é arena, então surge a pergunta: É hora do time de guerreiros ter seu próprio estádio? Minha resposta pra isso é: Depende. Pra iniciar minha justificativa para essa decepcionante resposta levanto outros questionamentos: Onde seria o estádio?; Qual seria sua capacidade?; Quanto custaria?.

Sinceramente é bem difícil o Flu construir um bom estádio, bem localizado, e com um custo razoável, então creio que uma nova casa até o presente momento seja algo ilusório. Minha solução, é fechar o contrato de administração do Maracanã é fazer uma auditoria sobre os elevados custos para jogar no Maior do Mundo, nosso Clube deve buscar reduzir os custos do Maracanã, para conseguirmos lucrar com renda, acredito ser possível deixar o Maracanã viável. Outro ponto importante seria não deixar o projeto Laranjeiras XXI morrer, pois seria incrível ter um “caldeirão” onde os adversários se sentiriam pressionados, o “maraca’ só se torna hostil ao visitante a partir de umas 30 mil pessoas, abaixo disso os adversários jogam praticamente em um campo neutro.

OBS: Faltou falar do nosso salão de festas, o Engenhão, porém isso será assunto para outra postagem, porém posso adiantar que o estádio olímpico não seria a solução. Em breve as justificativas.

Leave a Reply